Energia solar Própria ou por Assinatura
- Cal Solar

- 19 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
Qual a melhor opção para você?
A energia fotovoltaica tem se tornado uma opção cada vez mais popular para quem busca economia e sustentabilidade. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber qual é a melhor para o seu caso?
Basicamente, existem duas formas de aproveitar a energia solar: construir sua própria usina ou assinar um serviço de energia compartilhada. Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens.
Construindo sua própria usina
Vantagens:
· Economia de até 85% na conta de energia: com a usina própria, você gera sua própria energia e se torna menos dependente da rede elétrica.
· Valorização do imóvel: a instalação de um sistema fotovoltaico pode valorizar o seu imóvel, tornando-o mais atrativo para futuros compradores.
· Sustentabilidade: a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite gases de efeito estufa e contribui para a preservação do meio ambiente.
· Retorno de investimento garantido, com média entre 4 e 7 anos para amortização do sistema.
Desvantagens:
· A construção de uma usina fotovoltaica requer um investimento inicial relativamente alto, que pode variar dependendo do tamanho do sistema e da região.
Assinando um serviço de energia compartilhada
Vantagens:
· Ao contrário da construção da usina própria, a assinatura de um serviço de energia compartilhada não requer investimento inicial.
· A economia na conta de energia, pode variar em função da região, concessionária de energia, tipo de consumidor. A assinatura de um serviço de energia compartilhada permite que você utilize energia gerada por outras usinas fotovoltaicas, o que pode gerar uma economia substancial ao longo do tempo.
· Facilidade e praticidade: a assinatura de um serviço de energia compartilhada é um processo simples e rápido, que não exige instalação de equipamentos ou obras em casa.
· Não requer manutenção.
Desvantagens:
· A economia gerada pela assinatura de um serviço de energia compartilhada é menor do que a economia gerada pela construção da usina própria.
Conclusão
A melhor opção para você dependerá das suas necessidades, objetivos e orçamento:
· Se você busca o máximo de economia, valorização do imóvel; possui condições e recursos para investir; a construção da usina própria será a melhor opção.
· Se você busca uma opção mais acessível e prática, que gere economia na conta de energia, sem realizar nenhum investimento; a assinatura de um serviço de energia compartilhada será a melhor opção.
%20Logotipo%20CAL%20Solar.png)



Comentários